Família – Lição objetiva de Deus

cleide-martimO lar em Cristo representa um potencial ilimitado para estudar a bíblia, aprender Teologia por meio de lições objetivas estabelecidas na estrutura do lar e para “falar de Deus” ao mundo mediante o testemunho de vida e a interação entre os membros da família. É essencial que os filhos vejam nos pais a vivência de princípios que conduzem ao processo de santificação(Dt 6.7-9).

O plano de Deus para o casamento pode ser visto em Gênesis (Gn 2.24). Em Êxodo, cada mandamento do Decálogo faz referência ao comportamento dentro do círculo familiar.

Atos menciona o lar e a sinagoga como locais de adoração (At 2.46;12.12). Também as Epístolas estão cheias de ensinamentos relativos à família. Até mesmo o apocalipse traz sua mensagem para o lar (Ap 3.20).

Deus ordena aos maridos que amem suas esposas como Cristo amou a igreja, assumindo a liderança e a responsabilidade. As esposas foram criadas para serem ajudadoras dos respectivos maridos (Gn 2.18), para suplementá-los, não para suplantá-los; para complementá-los, não comandá-los.

Maridos e esposas que se tornam pais são admoestados a levar a sério sua responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus aos filhos em todas as oportunidades (Dt 6.4-9, 20-25; Js 4.6-7). Avós, tios e primos são incluídos no círculo familiar mais amplo. O mesmo compromisso amoroso desfrutado por maridos e esposas é projetado`às gerações ( veja Rt 1.16-17).

Que o eterno amor de Deus seja sobre cada lar e cada família CBE.

Ministério de famílias com os irmãos Martim e Cleide